terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Biologia Parte 1

Homeostasia: Equilibrio dinâmico nos sistemas biológicos; quando este equilibrio é rompido, designa-se de por doença, podendo levar à morte.
Existem 2 sistemas, os quais sao responsáveis por este equilibrio:
- Sistema Endócrino (hormonal) e Sistema Nervoso ( celula nervosa -> neuronio).


--> Neurónio



O conjunto do axónio e da bainha de Mielina designa se fibra nervosa ( nervos).Os neuronios sao celulas estimulaveis, capazes de detectar pequenas alteraçoes no meio. Em resposta as essas alteraçoes, verifica se uma alteraçao electrica, dando se o nome de impulso nervoso.

Os neuronios apresentam diferentes concentraçoes de ioes entre a face interna e a face externa:- No meio intracelular existe uma elevada concentraçao de k+ e uma menor concentraçao de Na+. Já no meio extracelular existe uma maior concentraçao de Na+ e uma menor concentraçao de K+.A superficie interna da membrana apresenta carga electrica negativa enquanto que a superficie exterior apresenta carga electrica positiva.




Desta forma apresenta se uam diferença de potencial entre as duas faces da membrana- potencial da membrana.Quando o neuronio nao esta a transmitir impulsos , é de -70mv( milivolts) - potencial de repouso. Quando um neuronio é atingido por um determinado estimulo, os canais de Na+ abrem se, levando a uma rapida entrada de Na+ na celula. Esta entrada brusca de ioes positivos faz com que o potencial da membrana passe de -70mv para +35mv - despolarização.Esta rapida alteraçao de potencial, que ocorre durante a despolarizaçao, designa se potencial de acção e é da ordem dos 105mv. A despolarizaçao de um determinado ponto ocorre, durante um 1,5 milesimos de segundo, pois quando o potencial de acçao atinge o seu pico, aumenta a permeabilidade dos canais de Na+ ao normal, verificando se uma queda de potencial da membrana, ate atingir o valor de repouso - repolarização. Verifica se uma sucessao de despolarizaçao e de repolarizaçao ao longo da membrana do axonio; a esta "onda" de despolarizaçao e repolarizaçao designa se impulso nervoso.



--> Transmissão do impulso nervoso ao longo dos neurónios:



A velocidade de propagaçao do impulso nervoso varia de animal para animal. Esta variaçao esta relacionada com a estrutura do axonio:



- Axonios de pequeno diametro conduzem o impulso lentamente, pois apresenta uma maior resistencia interna ao fluxo;



- Axonios com grande diametro conduzem rapidamente o impulso, pois apresenta menor resistencia interna ao fluxo.Os vertebrados nao possuem neuronios de diametros tao elevados como os dos invertebrados; no entanto a velocidade de propagaçao pode ser superior. Esta situaçao deve se à bainha de mielina que cobre os axonios, sendo esta formada por camadas concentricas de membrana das celulas de Schwann.

--> Transmissao do impulso nervoso entre os neuronios - Sinapses:

A passagem do impulso nervoso de um neuronio para o outro designa se sinapse, porem podemos ter dois tipos de sinapses:

- Quimica (1) ;

- Electrica (2).

(1) Neste tipo de sinapse temos neurotransmissores ( substancias quimicas) que sao libertadas para a fenda sinaptica ( espaço entre as membranas celulares). Quando libertadas essas substancias quimicas, estas vao ligar se aos receptores de neurotransmissores, desencandeando o impulso nervoso. Essa ligaçao conduz à abertura dos canais de Na+ na celula, originando o impulso nervoso.

(2) Neste tipo de sinapses, a passagem do impulso é mais rapida, relativamente ao outro tipo de sinapse, pois o potencial de acçao propaga se directamente do neuronio pre sinaptico para o pos sinaptico, sem a intervençao dos neurotransmissores. Este processo ocorre no sistema nervoso central.





--> Sistema Endócrino- Regulação Hormonal

O sistema Endocrino é constituido por glandulas secretoras de mensageiros quimicos- hormonas- que sao lançadas na corrente sanguinea.

Grande parte da actividade endocrina é controlada pelo hipotalamo. Este recebe diversos estimulos, em resposta a estes, os neuronios hipotalamicos produzem neuro-hormonas que atingem a hipofise. A hipofise é formada por 2 regioes:

- Lobulo anterior (natureza endocrina);

- Lobulo posterior (natureza nervosa).

Algumas hormonas produzidas pelo hipotalamo sao encaminhadas ate ao lobulo posterior, sendo lançada para a corrente sanguinea. Porem, outras hormonas hipotalamicas actuam sobre o lobulo anterior, estimulando ou inibindo a produçao e libertaçao de hormonas, que vao controlar o funcionamenti de diversos tecidos do organismo.



--> Termorregulação:

Os animais podem ser considerados endotermico ou ectotermicos. Os animais como o rato, que tem a capacidade de regular a sua temperatura para um nivel constante designam se homeotermicos. Por outro lado, aqueles cuja temperatura varia com alteraçoes de temperatura dizem se poiquilotermicos. Quando a temperatura diminui, a taxa metabolica do rato aumenta, produzindo calor. Os aminais que regulam a sua temperatura corporal, produzindo calor por processo metabolicos, ou que usam mecanismos para perderem calor, designam se endotermicos. Já os aminais como o lagarto, que dependem das fontes de calor externas, designam se ectotermicos.




--> Sistema excretor:

É formado por um conjunto de orgaos responsaveis pela manutençao do equilibrio do meio interno, regulaçao do teor de agua e sais minerais e eliminaçao de produtos toxicos ou inuteis ( excreçoes) formados durante o metabolismo celular.

É o sistema urinário que tem a funçao de eliminar a maior parte dos produtos toxicos e/ou excreçoes; é constituido por orgaos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina- o principal liquido de excreçao do organismo.



Sem comentários:

Enviar um comentário