Geração espontanea:
Aristoteles afirmava que as especies surgiam a partir de uma massa inerte segundo um princio activo, isto é , por exemplo, o nascer de um rato era resultado da combinação de uma camisa suja e de um pouco de milho.
Criacionismo:
Esta teoria afirmava que o surgimento da especies se devia a Deus, ser supremo e perfeito, tudo que que criava era perfeito tambem, pelo que as especies terim sido criadas e colocadas no mundo já adaptadas ao ambiente, onde por sua vez, permaneciam imutaveis ao longo dos tempos
Quando se verificava uma imperfeiçao estava devia se ao ambiente, sendo este corrupto e mutavel.
Catastrofismo:
Esta corrente defendia que as alteraçoes que ocorriam no nosso planeta se deviam à ocorrencia de grandes catastrofes naturais, as quais, provocavam a extinçao da fauna e flora existentes, levando posteriormente á extinçao dos seres vivos.
Lamarckismo:
Lamarck afirmava que o agente causador das modificaçoes ou seja, uma alteraçao do meio, provoca nos seres vivos o aparecimento de novas caracteristicas, que lhes permite a adaptaçao a esse ambiente.Para explicar a existencia da evoluçao, estabeleceu duas leis:
Lei de uso e desuso- Se ocorre uma mudança brusca no ambiente, e um individuo passa a usar determinado orgao com regularidade, entao esse orgao vai desenvolver se, tornando se maior, mais forte ou mais sensivel. Caso o individuo deixe de utilizar o orgao, vai verificar se a sua atrofia.
Lei da herança de caracteres adquiridos- Esta lei diz que os orgaos que se adaptarem em determinado individuo sao transmitidos geneticamente.
Darwinismo:
Darwin teve em conta fenomenos geologicos, localizaçao de fosseis para se basear e contruir a sua teoria.
Dados geologicos- As leis naturais sao constantes no tempo e no espaço;
Deve se explicar o passado a partir de dados existentes no presente;
As mudanças geologicas foram acontecimentos lentos e graduais.
Sem comentários:
Enviar um comentário