quarta-feira, 9 de junho de 2010

Bacias hidrográficas:



Um Rio é um curso de água, superficial e regular que pode desaguar num outro rio, num lado, ou no mar, nascendo a montante e desaguando a jusante.



Perfil transversal de um rio:



Existem 3 "tipos" de leito de um rio (espaço que pode ser ocupado pelas águas), nomeadamente o leito aparente, o leito de inundação e o de estiagem.
- Leito do rio aparente/normal – terreno ocupado, normalmente, pelas águas.
- Leito de cheia/inundação – espaço ocupado pelas águas em época de cheias, quando a pluviosidade é muito abundante.
- Leito de seca/estiagem – zona ocupada pelas águas quando a quantidade destas diminui, por exemplo, durante o verão.



Redes hidrográficas: Conjunto de todos os cursos de água, confluentes, de uma determinada região.
Bacias hidrográficas: área drenada por uma determinada rede hidrográfica.











Actividade geológica de um rio:


- Erosão

- Transporte

- Deposição/sedimentação.


No curso superior do rio, as águas dispõem do máximo de energia e, daí, a sua grande capacidade erosiva. No curso médio, o vale é, em geral, encaixado, predominando, aí, o transporte. À medida que o rio se aproxima do perfil de equilíbrio, o trabalho de escavação do leito, ou seja, a erosão vertical, vai diminuindo, dando lugar à sedimentação, processo prevalecente no curso inferior. As vertentes, no entanto, continuam a recuar, alargando continuamente o vale.


Erosão - Consiste na remoção progressiva de materiais resultantes da alteração das rochas do leito do rio e das margens. Resultam da alteração das rochas e, por erosão, são retirados do local. A erosão dá-se devido à pressão que a água exerce sobre as saliência do leito de das margens.A acção erosiva de um rio depende de vários factores tais como: 1-Declive do leito do rio ; 2-Caudal; 3- Natureza da rocha do leito; 4- Carga sólida (tipo de materiais por ele transportados).


Assim, no curso superior há predomínio da erosão sendo o perfil longitudinal irregular e o declive acentuado, com rápidos, cachoeiras, mijarelas ou misarelas e outras roturas do traçado.


Transporte - Dá-se quando os detritos (fragmentos sólidos) que constituem a carga do rio, anteriormente erodidos, são deslocados pela corrente do mesmo.
Carga sólida num curso de água:- Materiais dissolvidos- Materiais em suspensão- Materiais que sofrem tracção (materiais mais pesados e grosseiros): Saltação;
Rolamento ; Arrastamento.
Desde os materiais em suspensão, até aqueles que sofrem arrastamento e rolamento, vai diminuindo a velocidade de transporte.

Sedimentação - Capacidade de deposição dos materiais, ao longo do leito e das margens, quando diminui a capacidade de transporte do rio. A deposição dos materiais nas margens é principalmente importante quando ocorrem cheias. Na planície de inundação formam-se aluviões (depósitos de sedimentos) que tornam as margens mais férteis.A sedimentação é influenciada pelas dimensões e peso dos detritos e pela velocidade da corrente. Os materiais mais densos e pesados são os primeiros a depositar-se, depositando-se mais para montante (na direcção da nascente) e os detritos mais leves depositam-se mais a jusante (na direcção da foz).

Factores de risco geológico associados às bacias hidrográficas:
- Cheias;
- Barragens;
- Extracção de inertes.


Gestão das bacias hidrográficas:


Existem 4 planos internacionais (Minho, Tejo, Douro e Guadiana) e 11 nacionais para a gestão das bacias hidrográficas do nosso país.
Cheias – Aumento do caudal dos cursos de agua, com elevação e extravase do leito normal e inundação das áreas circunvizinhas. Precipitações anormais, degelos ou rupturas são causas frequentes.
Prevenção de danos relacionados com cheias:- Regulamentação da construção e ocupação de leitos de cheia.- Construção de barragens e canalizações.


Barragem - É uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água.

Vantagens:

- Regularizam o caudal, evitando cheias ;
- Provocam retenção de água à formam albufeiras a montante da barragem, que regularizam o caudal a jusante da barragem;
- Água acumulada pode ter várias utilizações:- Produção de energia hidroeléctrica; Abastecimento de populações;- Actividades de recreio;- Irrigação de terrenos agrícolas.

Desvantagens:

- Deposição de materiais no fundo da albufeira à redução da capacidade de armazenamento de água; redução da quantidade de detritos debitada no mar.
- Período de vida útil após o qual provocam problemas de segurança.
- Impacto negativo nos ecossistemas terrestres e aquáticos.

Cheias na Madeira: http://linksinteressantes.com/13210.html

Sem comentários:

Enviar um comentário